quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Artigo de Opinião produzido.

O toque de recolher

Segundo a portaria 8/2009, o juiz da 1ª vara criminal e do anexo da infância e da juventude de Fernandópolis, cidade localizada no noroeste paulista, com mais de 60 mil habitantes, cerca de 10 mil com menos de 18 anos. Na tentativa de controlar o comportamento dos jovens, a justiça implantou na cidade a partir de 2005, o chamado “toque de recolher”, dos jovens menores, na qual não poderão permanecer fora de casa a partir das 23 horas.
A população é a favor dessa medida, assim os jovens menores não poderão circular sozinhos pela cidade, e será mais fácil controlar a criminalidade entre essa faixa etária.
Como resultado, já foi comprovado a redução de 80% dos atos infracionais em Fernandópolis, desde quando foi aderido o toque de recolher, em 2005 foram 378 ocorrências, contra 329 em 2006, 290 em 2007 e apenas 74 no próximo ano. Nos vários tipos de infrações, a maior queda foi em relação aos furtos, que caíram 91%.
No entanto, o conselho nacional dos direitos da criança e do adolescente, é contra esse tipo de postura, pois afirma que a medida fere o direito à liberdade e esconde os problemas em vez de resolvê-los.
Penso que essa medida adotada na comunidade é de extrema necessidade, não somente para melhorar a qualidade de vida dos jovens, mas também pelos efeitos refletidos na sociedade, não podemos fechar os olhos diante da crescente violência desencadeada pelo consumo de álcool e drogas. É claro que não cabe apenas ao poder público solucionar de vez esta questão que se apresenta à sociedade brasileira, a família também tem a obrigação de estar presente, e a comunidade tem de estar preparada para melhor educar essa geração, afinal são os jovens de hoje os cidadãos do futuro.

Um comentário:

  1. Muito interessante esse assunto, esse toque de recolher também deveria acontecer em todas as cidades, assim a faixa etária de crimes diminuiria bem! Parabéns, esse é um assunto que causa polêmica.

    Dirce, Geisa e Rosani.

    ResponderExcluir