sábado, 17 de dezembro de 2011

Questão Polêmica: O sistema de cotas pode tornar a sociedade mais justa?

Cotas: Cota 0
O Brasil é visto mundialmente como um país miscigenado, composto de várias culturas, porém a idéia de “raça” se tornou algo complexo e inajustável. A questão sobre as cotas raciais no ensino superior brasileiro que tem envolvido opiniões dos dois lados, deixa explícito esse “desajuste racial”.
Conforme a notícia publicada no Agência Estado por Gustavo Uribe, que mostra a opinião positiva do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, que diz “ser favorável a existência de um sistema que permita o ingresso daqueles que são excluídos socialmente”, e isso nos faz pensar no preconceito ainda presente em nossa sociedade e em políticas de inclusão.
Nesse sentido, com a implantação das cotas, mais alunos negros, pardos e indígenas, terão acesso ao ensino superior, mas não podemos deixar de lado que esse tipo de política exige ao cidadão, que este se defina perante o estado, havendo a possibilidade de muitos se definirem negros, pardos e indígenas somente para ser merecedor de um direito.
Na minha opinião, não devemos abandonar o princípio da igualdade de todos perante a lei, pois projetos como esse, dividem a sociedade brasileira e nem promovem a inclusão nem resolvem as desigualdades, pois estes cotistas saberão exatamente que estão ali, não pela luta igualitária dos direitos humanos, mas por um benefício.
Esse é com certeza, um empasse difícil de se resolver, mas penso que a solução é a luta pelo único caminho a ser seguido a democracia, da igualdade de todos diante das leis, e não a existência de projetos que permitam que os excluídos tenham acesso ao ensino superior por serem considerados excluídos, assim nunca seremos uma sociedade justa e igualitária.
Lunara Galves Gonçalves


Nenhum comentário:

Postar um comentário